O que MUDA?
Arte: Geraldo Neto
Bancos não “enxergam” o relacionamento dos consumidores com outros bancos. Assim, o cliente, na prática, fica “preso”, a consumir os serviços da instituição em que tem conta há mais tempo, onde consegue maior crédito e menores taxas.
Como é
HOJE?
MUDA?
BENEFÍCIOS
O que
Com o Open Banking, as instituições se conectam entre si e compartilham as informações dos correntistas que permitirem o acesso aos seus dados. Desse modo, o consumidor consegue ver qual banco oferece as melhores tarifas e vantagens, levando em conta seu histórico de transações, se é um bom pagador, a estabilidade de sua renda, etc.
BENEFÍCIOS
EMPRÉSTIMOS PERSONALIZADOS
Fonte: Banco Central e OpenBanking.org.
Em uma solicitação de empréstimo é comum no mercado que clientes mais antigos tenham mais prazo, maior crédito disponível e taxas mais vantajosas que alguém que acabou de abrir a conta. Com o compartilhamento de dados, outros bancos, onde o cliente não tem conta, poderão contar com o histórico de transações de outras instituições, para oferecer vantagens no mesmo patamar de benefícios.
A partir de outubro, clientes poderão fazer pagamentos, via TED, PIX ou débito em conta, utilizando o aplicativo de um banco A com o saldo de um banco B. É uma forma de facilitar a gestão financeira do consumidor, reunindo todas as informações em um só lugar.
AGREGADOR DE DADOS
COMPARADOR DE PREÇOS
O Open Banking vai permitir a compilação de dados de preços por serviços de vários bancos a partir de um perfil de cliente. A expectativa do Banco Central é que fintechs se apropriem destes dados para desenvolver mecanismos de comparação de preços, de modo que facilite para o consumidor ver em qual banco ele terá maior vantagem.