VILA VELHA
A Estrada de Ferro Leopoldina, também chamada Estação Ferroviária de Vitória, fica, na verdade, em Argolas, Vila Velha. Foi a primeira construída pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), em 1895. Atualmente, passa por restauração.
Parte dos trilhos que levam à estação está encoberta por mato e terra.
MATO ALTO
CARIACICA
Da estação ferroviária na sede do município, restaram algumas paredes, mas não há teto e o mato encontra espaço para crescer. No entorno, o bairro também cresceu e praticamente não há vestígio da linha férrea.
O ramal ferroviário tem cerca de 9 quilômetros e é de responsabilidade da VLI. Em alguns trechos, não há mais trilhos, ou estão sob asfalto, terra e mato, como em
Campo Grande.
VIANA
Inaugurada em 12 de julho de 1895 pela EFSES, a estação de Viana foi a primeira a ser construída ao longo da via que ligava Vitória a Cachoeiro de Itapemirim. Está localizada no quilômetro 540 da linha, 15 metros acima do nível do mar.
Na mesma área da estação, vagões enferrujam com a ação do tempo e sem a manutenção adequada.
RUÍNAS
CARIACICA
VILA VELHA
GRANDE VITÓRIA
VIANA
Na Região Metropolitana, Vila Velha, Cariacica e Viana eram atendidas pela ferrovia, com transporte de cargas diversas — milho, fertilizante, minério, café — tanto para levá-las até o Porto de Vitória e exportar quanto para abastecer o mercado local.
FERRUGEM
Arte: Geraldo Neto