DOMINGOS MARTINS
A construção da Estação Ferroviária de Domingos Martins, em Santa Isabel, foi iniciada em 1847 por imigrantes alemães. Quando inaugurada pela EFSES, em 1900, recebeu o nome do distrito em que foi erguida. Dez anos depois, passou a se chamar Germânia até que, em 1917, foi rebatizada com o nome do município. Hoje, é conhecida como Vale da Estação e ponto turístico do município.
A instalação da ferrovia promoveu o desenvolvimento da região, mas a linha férrea foi totalmente desativada, para o transporte de cargas, em 2017. Tem sido usada por trilheiros, mas a estrutura está se deteriorando e, em muitos trechos, coberta por mato.
DETERIORAÇÃO
RUÍNAS
MARECHAL FLORIANO
O ramal ferroviário foi inaugurado no município em 1900 e, até 2017, esteve em funcionamento, mas foi desativado pela VLI. A estação da sede é tombada como patrimônio histórico e abriga o Museu da Imigração. A estação de Araguaya também está em processo de tombamento.
Com o fim do interesse econômico, a VLI devolveu as estações para o governo federal que, por sua vez, concedeu a guarda das unidades para o município, que está solicitando a doação definitiva.
ALFREDO CHAVES
MATILDE A Estação Ferroviária de Matilde está localizada no distrito de mesmo nome, em Alfredo Chaves. Última unidade construída pela EFSES no trecho Vitória-Cachoeiro de Itapemirim, foi inaugurada em 1910 e depois vendida à Leopoldina Railway. É tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como patrimônio histórico e arquitetônico. Pertence ao governo federal, mas é mantida pela prefeitura.
O município tem mais duas estações: a de Ibitiruí foi cedida recentemente pela VLI ao município e será recuperada, enquanto a de Ipê-Açú, pertencente à empresa, está em ruínas, abandonada há muitos anos e encoberta
por mato.
DESATIVADO
MARECHAL
FLORIANO
REGIÃO SERRANA
Numa tentativa de revitalizar a ferrovia, o governo do Estado implementou, em 2010, o projeto turístico “Trem das Montanhas”. Partindo de Viana, na Grande Vitória, e passando pelos municípios da Região Serrana — Domingos Martins, Marechal Floriano e Alfredo Chaves (Matilde) — a proposta era tornar o trajeto um atrativo. Durou cerca de cinco anos.
ALFREDO
CHAVES
DOMINGOS
MARTINS
Arte: Geraldo Neto